Abu Dhabi inaugura maior usina de energia solar concentrada do mundo

Mariana Ferreira Gonçalves 19 de março de 2013 0

Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos,  a mais rica dos 7  reinos ricos em petróleo, inaugurou oficialmente no último domingo a maior usina de Energia Solar Concentrada (CSP) do mundo, cujo custo de construção foi de US$ 600 milhões, e que fornecerá energia para 20 mil residências.
A usina Shams 1, de 100 Megawatts, é a maior do mundo mundo em operação com energia solar concentrada e veio colaborar para o plano do emirado de gerar 7% de sua demanda energética a partir de fontes renováveis até 2020.

A usina fica no deserto de Madinat Zayed, na região ocidental, 120 km a sudoeste de Abu Dhabi, capital dos Emiratos Árabes Unidos, no coração de uma das regiões mais ensolaradas e quentes do mundo.  Várias usinas solares ao redor do mundo usam tecnologia fotovoltaica para aproveitar a energia solar, mas as de concentração não alcançam o tamanho de Shams-1.

Com a usina, a Masdar produzirá 10% da energia solar concentrada do mundo,. A companhia produz ainda o equivalente a 68% da energia renovável dos países do Golfo. O parque solar é composto por longas linhas de espelhos parabólicos espalhados em uma superfície equivalente a 300 campos de futebol. As 192 fileiras de coletores de Shams-1, protegidos da areia por um dispositivo especial, geram uma energia que evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 ao ano.

About the author

Mariana Ferreira Gonçalves Redatora. Para visualizar meu curriculum, clique aqui.

Deixe seu comentário