Artista produz obra com lixo da Rio+20

Mariana Ferreira Gonçalves 26 de junho de 2012 10

Vick Muniz mais uma vez para transformou lixo em arte. Depois de realizar o documentário “Lixo Extraordinário”, que ganhou o mundo contando a história dos catadores de material reciclável do aterro de Gramacho, então o maior da América Latina, o artista brasileiro radicado em Nova Iorque lançou mais um desafio. A matéria prima agora, no entanto, foi uma contribuição do público da Rio+20.

Na Cúpula dos Povos, o público pode contribuir com o artista levando produtos recicláveis, como garrafas plásticas ou latas de alumínio, à tenda em que será instalada a obra. Desta forma colaborativa, foi criada a obra “Paisagem”, um painel que recria a Baía de Guanabara a partir de material reciclável.

Milhares de visitantes de todas as idades acompanharam, na tenda montada no Aterro do Flamengo, a imagem da Baía de Guanabara tomar forma a partir de lixo trazido pelo público e pela ONG Doe seu lixo.

Vick Muniz já afirmou em “Lixo Extraordinário” que sua idéia de arte é que ela possa incluir toda a sociedade e discutir temas importantes.  O documentário acompanhou  por 2 anos os catadores de lixo reciclável de Gramacho e ganhou vários prêmios internacionais, tendo sido indicado ao Oscar de melhor documentário. Enquanto acompanhava a vida dura destes trabalhadores, o artista produziu seus famosos retratos sobrepostos com matérias inusitados, no caso lixo. Todo o dinheiro arrecadado com estas obras foi revertido aos catadores de Gramacho.

Aqui você pode conferir um pouquinho de “Lixo Extraordinário”

 

 

 

About the author

Mariana Ferreira Gonçalves Redatora. Para visualizar meu curriculum, clique aqui.

10 Comentários »

  1. Gina Rossi 26 de junho de 2012 às 17:39 - Reply

    Que linda obra de Vick Muniz, um artista que merece todo o sucesso que têm.

  2. Sylvia 26 de junho de 2012 às 17:41 - Reply

    Adorei o texto e a idéia do artista é genial! Parabéns ao SOS Planeta e a Vick Muniz

  3. Vicente 26 de junho de 2012 às 17:55 - Reply

    Great work of Vick Muniz! Espero que mais artistas se expel hem nele e deixem de fazer arte de elite e para uma elite privilegiada e que tao pouco se preocupa com os menos favored idols. E ponto para o SOS por mostrar possiveis solucoes e nao apenas problemas

  4. Felipe Rodrigues 26 de junho de 2012 às 18:01 - Reply

    Sensacional! O lixo é muito rico e sabemos disso, mas é muito difícil encontrar quem tenha essa iniciativa, essa disposição e além disso essa maravilhosa criatividade que transforma o feio em belo}! Parabéns!

  5. Marcus 26 de junho de 2012 às 22:04 - Reply

    Legal a iniciativa!

  6. Renata 27 de junho de 2012 às 14:14 - Reply

    Novamente Vik Muniz prova porque é o artista brasileiro mais celebrado da atualidade!

  7. Luciana Pontes 27 de junho de 2012 às 17:14 - Reply

    Exemplo de como o lixo pode ser transformado em riqueza, vou compartilhar o post!

  8. Gilson saad 28 de junho de 2012 às 12:32 - Reply

    Belo trabalho de Vick Muniz. Obrigada por divulgarem

  9. Paulo Moretti 2 de julho de 2012 às 10:24 - Reply

    Muito boa esta matéria, vou compartilhar com amigos

  10. Miriam 2 de julho de 2012 às 22:16 - Reply

    Excelente matéria sobre uma possível solução para o lixo. Mais do que isso, é preciso humanizar todos os participantes desta construção de um mundo diferente, mais justo e sustentável.

Deixe seu comentário