Árvore artificial X Árvore de verdade

Carolina 9 de dezembro de 2013 0

O que é mais sustentável? Uma árvore de Natal de mentira ou uma de verdade?

 

Esta questão vem gerando polêmica desde 1930, quando a indústria criou uma árvore de natal artificial.

Uma pesquisa recente nos EUA feita pelo save on energy, pontuo os prós e contras dos dois lados desta disputa.

Vejamos abaixo:

 

Do que é feita?

Pinheiro artificial: É feito de vinil, que não é reciclável e nem biodegradável. Para se produzir vinil, diversos componentes tóxicos são emitidos, que afeta os trabalhadores na fábrica e as pessoas que vivem aos arredores da mesma.

Pinheiro de verdade: Eles emitem oxigênio e absorvem CO2. 1 hectare de árvore produz uma quantidade diária de oxigênio que é suficiente para 40 pessoas.

Para cada 1 pinheiro derrubado, 3 são plantados, porém um pinheiro leva cerca de 7 anos para crescer e a maioria dos pinheiros não são orgânicos, e pesticidas são usados durante o seu crescimento.

 

De qualquer forma, os pinheiros de verdade são melhores para o meio ambiente, pois mesmo com o uso de pesticidas, eles são mais nocivos do que os pinheiros produzidos com vinil (por ter uma produção altamente tóxica).

 

Preço:

Em questão de preço, a árvore artificial ganha, pois tem uma durabilidade de aproximadamente oito anos, enquanto que uma árvore de verdade só dura um natal.

 

Como que ela chega até você:

A maioria das árvores produzidas atualmente são importadas da china. Um navio de carga, em um ano, polui o equivalente a 50 milhões de carros!

Não é preciso complementar o porque que uma árvore de verdade é melhor neste caso.

 

Após o natal:

Já sabendo que as árvores de mentira não podem ser recicladas, portanto você deveria ficar com a sua por pelo menos nove anos, para que ela seja um pouco mais amigável com o meio ambiente.

Árvores de verdade podem ser recicladas e convertidas em adubo.

 

Conclusão:

O melhor a se fazer é apostar em soluções alternativas e criativas para a sua decoração de natal, mas se uma árvore é um quesito de extrema importância para você, a melhor escolha a se fazer são as árvores de verdade, ou abusar de sua criatividade e fazer uma árvore com materiais recicláveis como foi sugerido neste post do ano passado.

About the author

Carolina

Deixe seu comentário