Brincar pode mudar o mundo.

Carolina 12 de junho de 2013 0

Já pensou em mudar o mundo brincando? A proposta parece audaciosa demais, mas para a educadora chilena Dani Del Campo e a artista plástica brasileira Naná Lavander é bem possível de realizar.

Elas criaram a plataforma de educação ambiental TooDo Eco, com o intuito de tratar a educação por meio de brincadeiras. Para isso, Dani e Naná recolhem objetos jogados no lixo – como CDs, embalagens plásticas, tampas de caneta e de garrafa – e os transformam em brinquedos mecanizados só que feitos de materiais recicláveis e reaproveitados como o Chap-Mex (veja na imagem abaixo), que se parece com o Chapéu Mexicano, aquele que gira cadeiras em círculos, sabe?

O objetivo é incentivar as crianças a desenvolver novos hábitos sustentáveis por meio da montagem dos brinquedos. “A atividade instiga a curiosidade, a coletividade e pode ser interdisciplinar”, diz Dani, que mora em São Paulo desde julho do ano passado, e deixou a profissão de advogada há cinco anos para se dedicar à educação.

As amigas realizaram oficinas em algumas escolas de São Paulo e do Chile e agora pretendem expandir a iniciativa para alunos do 4º ao 6º ano do ensino fundamental de três escolas públicas da capital paulista. Mas, para colocar isso em prática, precisam da sua ajuda: o projeto Mãos Criativas, Cabeça Inteligente está sendo financiado coletivamente no Catarse e precisa atingir R$ 30 mil até 06/05 para se concretizar.

Com essa quantia, além de um guia para educadores com conteúdo multidisciplinar, será criado também um álbum de figurinhas ilustrado a partir das possibilidades de aprendizado que surgem a cada brinquedo montado – por exemplo, conceitos geométricos, de força centrífuga ou mesmo relacionados à geração de lixo. Assista ao vídeo abaixo:

 

 

fonte: Super Interessante

About the author

Carolina

Deixe seu comentário