Conheça as 10 cidades mais limpas do mundo

Mariana Ferreira Gonçalves 21 de fevereiro de 2013 0

Tóquio é a cidade turística com as ruas e praças mais limpas e conservadas do mundo, segundo os votos dos viajantes que participaram da pesquisa do Trip Advisor. Por lá, lixo é um problema de todos os cidadãos, responsáveis por separar em casa os resíduos para reciclagem, que abrange mais de 10 categorias. Em alguns bairros de Tóquio, como Odaíba, a taxa de reaproveitamento de resíduos chega a 100%. Em segundo lugar na lista da Trip Advisor, aparece Singapura.  Dinâmica, segura, arrojada e, acima de tudo, impecavelmente limpa. A preocupação com o asseio de ruas e áreas comuns obedece uma gestão linha dura do lixo, que chega a proíbir a venda de chiclete. Jogar bituca de cigarro no chão, então, pode rende multa de até 400 reais. Centro financeiro da Suíça, Zurique é a terceira cidade mais limpa do mundo, Mau comportamento nas ruas rende multa pesada, e nem é preciso ir longe na presepada – em Wallisellen, uma pequena comuna nos arredores de Zurique, cuspir na rua já é motivo de advertência.

Outra cidade que se destaca pelo asseio de suas ruas é Viena. Esse sucesso deve-se principalmente a uma gestão disciplinada do serviço de limpeza público urbano, além, claro, da conscientização dos cidadãos. A cidade, que é líder mundial em qualidade de vida, também investe pesado na reciclagem energética do lixo que produz. Destino de turistas de todo o mundo, Estocolmo é a quinta cidade mais limpa segundo o levantamento do TripAdvisor. Medidas claras e efetivas para redução da poluição sonora, um plano de proteção estabelecendo novos padrões de qualidade da água e um sistema inovador de gestão de resíduos garantiu à Estocolmo o título de capital verde da Europa, em 2010.

A sexta cidade que dá exemplo em limpeza de ruas e praças é a moderna Dubai. No começo de 2012, o governo municipal lançou um programa de fiscalização contra os maus hábitos nas ruas. Como resultado, quem é visto jogando chiclete, cigarro e lixo na rua é multado. A ação conta com cerca de 800 agentes fiscalizadores.  A cidade de Dubrovnik, no sul da Croácia, é a sétima mais limpa do mundo segundo a pesquisa feita pelo Trip Advisor. Em junho deste ano, a cidade vai sediar a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável de Sistemas de Energia, Água e Meio Ambiente, dedicada à melhoria e disseminação do conhecimento sobre métodos, políticas e tecnologias para aumentar a sustentabilidade. Endereço da mundialmente famosa Oktoberfest, a cidade de Munique é oitava cidade com as ruas mais limpas do mundo. Não só isso, ela é a terceira cidade do mundo mais amigável aos pedestres, que podem conhecer muito de sua história só gastando a sola do sapato.

O sistema alternativo de transporte é apenas uma parte do planejamento urbano sustentável de Copenhague. A anfitriã de eventos internacionais é elogiada pelos esforços empreendidos para manter as águas de seu porto limpas e seguras – tão seguras que é possível até nadar nelas. A décima posição do ranking de cidades mais limpas vai para um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, Praga. Famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural, a cidade tem atraído atenção nas últimas décadas pelo foco na arquitetura sustentável.

About the author

Mariana Ferreira Gonçalves Redatora. Para visualizar meu curriculum, clique aqui.

Deixe seu comentário