Instalação feita a partir de troncos caídos do artista David Harper.

Carolina 25 de fevereiro de 2013 0

 

“STACKS”, ou como dizemos em português “PILHAS”, é uma instalação do artista David Harper que vive em Nova Iorque.

O tema para o projeto é “These trees shall be my books” (estas árvores serão meus livros), uma cena da comédia “As you like it”  de William Shakespeare. Porém o objetivo do trabalho vai muito além do desejo de Orlando de imortalizar Rosalind. Harper procura imortalizar o amor pelo conhecimento e prestar sua devida homenagem aos seres vivos que usamos para criar fontes de conhecimento para que todos possam estudar. “STACKS” capta a transformação de um ser vivo para uma fonte de conhecimento.

Harper afirma que o que mais impulsiona o seu processo artístico é “o desprezo com o meio ambiente que não para de crescer e a nossa interdependência perante a ele que vem aumentando minha profunda preocupação com a saúde do nosso planeta”.

Montada através da reciclagem de troncos caídos, a instalação também serve como uma consciência da conexão humana com os recursos naturais e como eles são usados.

A instalação tem uma semelhança com uma instalação pública que aconteceu em 2008 de estantes feitas a partir de troncos caídos. Os mesmos foram colocados nas calçadas de Berlim para o fácil acesso dos pedestres. O projeto “Forest Book” fez livros disponíveis para o público através de um programa chamado Bookcrossing e foi reconhecido pela ONU como parte da Educação 2008/2009 de desenvolvimento sustentável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About the author

Carolina

Deixe seu comentário