Livro mostra como morar em São Paulo sem usar carro

Mariana Ferreira Gonçalves 6 de julho de 2012 0

A difícil discussão sobre mobilidade urbana nas grandes cidades ganhou um aliado. Foi lançado na última quinta-feira o livro Como viver em São Paulo sem carro. O organizador da ideia, Alexandre Lafer Frankel, reuniu as histórias e os endereços preferidos – para visitar a pé, de bicicleta ou com transporte público- de 12 moradores da cidade. Entre os entrevistados para o livro estão o ex-jogador Raí  a VJ Jana Rosa, o jornalista Matthew Shirts – coordenador do movimento Planeta Sustentável e redator-chefe da National Geographic Brasil – e a dramaturga Maria Adelaide Amaral. Todos eles falam sobre a experiência de buscar formas alternativas de mobilidade urbana na terceira maior cidade do mundo.  Recentemente uma pesquisa feita pelo Instituto Ipespe, mostrou que 65% dos moradores de São Paulo consideram o trânsito seu maior problema e até mesmo cogitam morar mais perto do trabalho para evitar os congestionamentos da metrópole.

Evitar o trânsito, reparar mais na cidade e viver uma vida mais saudável. Estes foram alguns dos motivos principais relatados por quem resolveu morar na metrópole de mais de 11 milhões de habitantes sem se tornar escravo dos carros.  “Quando fico parado no trânsito, os demônios começam a me pegar. Ao viver pedestre, posso ver a melhor faceta do Brasil, que são as pessoas da padaria, da rua e do metrô”, observa Matthew Shirts. Reparar mais na cidade é também uma vantagem apontada pela chef Rita Lobo, outra personagem deste livro: “Há muitas coisas deliciosas que se experimenta andando pela cidade, consumindo as coisas principalmente com o olhar. Porque sabendo levar, São Paulo é melhor do que Paris”.  Para o ex-jogador Raí, “A paz que você vê numa rua do interior também existe em São Paulo para quem anda sem estressar, observando as coisas, conversando ou refletindo”.

O livro traz textos do jornalista Leão Serva, fotos de Claudio Edinger e ilustrações de Eva Uviedo. Como viver em São Paulo sem carro ainda traz algumas ideias que devem melhorar a cidade no futuro próximo, tornando-a mais compacta e amigável para o pedestre. O objetivo de Alexandre Frankel é, a cada ano, lançar outras edições com novos personagens, dicas e visões sobre uma São Paulo sem carro, com menos trânsito, menos stress e mais horas livres.

About the author

Mariana Ferreira Gonçalves Redatora. Para visualizar meu curriculum, clique aqui.

Deixe seu comentário