Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Luiza Raniero 16 de agosto de 2013 2

A partir de 2015, substituindo e dando continuidade aos 8 Objetivos do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas – ONU –, será lançado um documento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com cinco diferentes linhas de ação. Os ODM foram criados em 2000 e são: (1) acabar com a fome no mundo, (2) educação básica e de qualidade para todos, (3) igualdade entre sexos e valorização da mulher, (4) reduzir a modalidade infantil, (5) melhorar a saúde das gestantes, (6) combater a AIDS, a malária e outras doenças, (7) qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e (8) todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

O documento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que deve nortear mundialmente as políticas públicas e privadas a partir de 2015, terá sua primeira versão apresentada em setembro em assembléia da ONU. Segundo Izabella Teixeira, ministra do meio ambiente, que integra o Painel de Alto Nível sobre a Agenda de Desenvolvimento pós-2015 das Nações Unidas, os objetivos definem uma mudança na sociedade. “Os ODS sinalizam um novo caminho para não perder o que foi alcançado com os objetivos do milênio”, explicou. “É preciso repaginar essa visão.”

A criação dos ODS surgiu como ideia na Conferência Rio+20 e foi considerada uma das principais conquistas do documento “O Futuro que Queremos”, resultante da Conferência. Um primeiro rascunho do documento foi entregue e ficou para consulta pública em maio, quando desde então vem sendo retrabalhado por um grupo de especialista de diversos países na Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

About the author

Luiza Raniero Luiza Montoya Raniero é gestora ambiental, especialista em gestão socioambiental para a sustentabilidade.

2 Comentários »

  1. WALMIR HFGM SKJRER GKHJKE FBVI 18 de agosto de 2013 às 20:48 - Reply

    trago comigo o conhecimento do fazeres nescessarios para a reabilita ção do planeta; embora nos seres humanos já livramos o nosso planeta do caos muito ainda tem que ser feito. todos os individuos que vierão com a missao de e xclarecer sabedorias para voês humANOS FORÃO YGNORADOS IMAGINE SI JESSUS DISSE SE AOS ROMANOS QUE DEPOIS DE 1900 ANOS ELES IRIAO SI COMUNICAR CO M UM ALANHADO DE TE CRAS 1 COM O OUTRO EM TODO O PLANETA (CELULAR ) VOCES ACHAM QUE ELE NÃO SA BIA DISSO

  2. WALMIR HFGM SKJRER GKHJKE FBVI 18 de agosto de 2013 às 20:50 - Reply

    SIMPLES MENTE OBSERVO E NÃO MI ES CAPA NADA

Deixe seu comentário