Será lançado durante o evento o quarto livro do especialista em ferrovias Prof. José Manoel Ferreira Gonçalves.

José Manoel 13 de maio de 2016 0

Será lançado durante o 3º Fórum Nacional de Meio Ambiente e IX Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema, que acontecerão nos dias 19 e 20 de maio de 2016, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, na cidade de Presidente Prudente, o quarto livro do especialista em ferrovias Prof. José Manoel Ferreira Gonçalves.

jm lançamento

Nesta publicação o autor apresenta artigos e documentos relativos ao transporte sobre trilhos, seja de cargas ou de pessoas, e faz uma ampla análise das causas que resultaram no estado de abandono delituoso do modal ferroviário em nosso país.

No livro, tratando da história ferroviária no nosso país sob o prisma técnico, político e ambiental, José Manoel percorre aspectos complexos, mas o faz de forma simples, vez que são de interesse público amplo. Assim, apresenta soluções plausíveis e alternativas para que o caos no setor seja enfrentado de forma estruturante.

Segundo o autor, que é, entre outros títulos, doutor em engenharia, jornalista, advogado e cientista político: “Foi um desafio proposto pelo meu editor, o Sálvio Nienkötter, de reportar, como numa série de reportagens, via artigos articulados entre si, os principais fatos da triste realidade do setor no Brasil de forma clara e prática, traduzindo os detalhes mais intrincados, nas mais das vezes ocultos, de forma transparente, para que a opinião pública possa formar assim sua própria convicção.” Segundo José Manoel a expectava é que o leitor acabe por “militar pela causa”, que é “fulcral para a competitividade para o Brasil no exterior, para que o feijão chegue mais barato na mesa do trabalhador, para diminuir as tragédias nas estradas e para conter a morte pelo câncer causado pela fumaça do diesel, especialmente nas grandes cidades”.

Link: http://www.forumnacionaldeambiente.eco.br/noticias.php?cod=55

lança. anbiente

About the author

José Manoel Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Engenharia Mecânica, Engenheiro Civil, Jornalista e Advogado. Pós-graduado em Geoprocessamento, Termofluidomecânica, Eng. Oceânica e História da Arte. Conselheiro do Instituto de Engenharia em dois mandatos e do CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo. Para visualizar o curriculumn clique aqui.

Deixe seu comentário