Quem Somos

O site SOS PLANETA nasce com uma proposta clara: defender o planeta. Não há qualquer megalomania ou prepotência nisso, é que na verdade os problemas ambientais via de regra têm escala planetária, visto que o meio ambiente é naturalmente globalizado. Sem contar que às vezes parecemos nos esquecer que é nosso planeta que nos alimenta, sacia a sede, nos oxigena e nos abriga; que ele é o responsável mais direto pela manutenção de nossa espécie.

Mesmo num planeta cada vez mais quente e hostil, num planeta cada vez mais instável, com extremos de temperatura e com eventos climáticos violentos, previsíveis e imprevisíveis, em pouco tempo já seremos sete bilhões de pessoas nele vivendo e/ou sobrevivendo. Claro está que há no mundo muitas pessoas engajadas, mas nós também precisamos fazer nossa parte: é tempo!

A intenção do site, contudo, é a de renunciar a ser apenas ser mais um canal de informação e de denúncia. Queremos sim estimular boas e criativas ideias sobre as diversas formas de preservação ambiental. Queremos fazer parte da solução dos problemas que nos ameaçam, assustam e preocupam.

O foco principal, portanto, será o de ajudar a encontrar soluções que colaborem, de fato, para o encontro de caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável.

O site deseja defender princípios e incentivar a consciência coletiva a respeito dos temas que envolvem os aspectos impactantes das diversas questões ambientais que inquietam nosso tempo.

Queremos prestar serviços e atender. Mais que tudo servir de ferramenta, veicular novas formas de pensar a questão ambiental, buscando romper velhos paradigmas e a inércia. Se preciso, buscaremos desestruturar para reorganizar e procurar responder às indagações sem respostas.

Mas queremos fazer isso de forma ágil e integrada, juntando talentos e experiências, juntando vivências. O desafio é grande, só juntos podemos aspirar encontrar a força necessária.

Para isso o SOS PLANETA se propõe a trabalhar com toda a transparência, colocando sempre o interesse público acima dos interesses menores, mesmo que legítimos, de grupos, pessoas, governos ou instituições.

Propomo-nos a criar vínculos, ampliar os canais de comunicação existentes e inventar outros, aprofundando-nos nas investigações jornalísticas, procurando a informação de qualidade, com coragem e energia.

O site SOS Planeta nasce com uma missão: ajudar nas respostas aos desafios desse tempo tão conturbado e transformador, servindo como suporte à formação da cidadania planetária, na formação de uma opinião independente, democrática, mas crítica.

São enormes, hercúleos mesmo, os desafios. Uma tarefa gigantesca, impossível de ser trabalhada individualmente. Mas, contando com nossa participação, a sua participação precisa ser encorajada. Pois sabemos que os problemas locais não são tão locais quanto parecem à primeira análise. Como disse acima, os problemas ambientais sempre têm escala planetária, pois que o meio ambiente sempre foi naturalmente globalizado.

Vamos enfrentar de frente, discutir e construir soluções de governança, numa reflexão firme sobre as políticas públicas, respeitadas as soberanias das nações, mas dentro de determinados limites e responsabilidades que precisam ser compartilhados por todos.

Obrigado,
José Manoel Ferreira Gonçalves

Dr Jose Manoel Ferreira Gonçalves

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá. Engenheiro Civil (Universidade Mackenzie), Jornalista (Fundação Cásper Libero) e Advogado (Universidade Santa Cecília). Pós-graduado em Geoprocessamento (UFRJ), Termofluidomecânica (EFEI), Eng. Oceânica (Coppe-UFRJ) e História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP. Conselheiro do Instituto de Engenharia em dois mandatos e do CREA- Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo.  Clique para visualizar curriculum.