Sustentabilidade ganha destaque na Bienal do Livro

Mariana Ferreira Gonçalves 15 de agosto de 2012 0

A edição do evento neste ano vai até o dia 19/08, em São Paulo, e são esperadas 800 mil pessoas. Os visitantes poderão conferir as novidades das editoras e entidades do setor – serão 480 expositores -, passear por espaços interativos de recreação e participar de atividades culturais, como mesas e workshops dos mais variados temas. Com a sociedade se conscientizando cada vez mais sobre a importância da sustentabilidade, este tema não poderia ficar de fora e merece um destaque especial entre os lançamentos da bienal:

Uma ponte para uma sociedade sustentável, de Henrique Rattner: O sociólogo falecido em 2011 deixou um legado de ensaios sobre temas como política científica e tecnológica, economia e meio ambiente. Parte desses temas foram reunidos nesta obra que será lançada na Bienal pela Editora Senac São Paulo e analisa a história, buscando conectá-la com um futuro mais sustentável.

Sustentabilidade e Transformação Social, de Marta Irving e Elizabeth Oliveira: Primeiro lançado durante a Rio+20 – Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, terá seu segundo lançamento na Bienal, promovido pela Editora Senac Nacional. A obra propõe uma reflexão sobre a construção de um novo patamar de existência das sociedades humanas, diante do progressivo aumento populacional, da escassez dos recursos naturais e dos modos insustentáveis de produção e consumo.

Mobilidade urbana, cidadania e sustentabilidade, de Eduardo Alcântara de Vasconcelos: O engenheiro civil e sociólogo, diretor do Instituto Movimento, analisa os impactos do trânsito, as desigualdades no consumo dos recursos da cidade e o perfil dos usuários de transporte coletivo. O livro, lançado pelas editoras Senac Nacional e São Paulo, sugere o uso consciente dos espaços urbanos, para que todos possam sair às ruas com conforto e segurança. Por meio de um roteiro, o leitor pode avaliar as condições atuais de sua cidade.

E entre as novidades para a criançada e os adolescentes, se destaca:

Seis razões para as coisas durarem mais, de Nílson José Machado, Silmara Rascalha Casadei e Michele Rascalha: Lançamento da editora Escritura – que vai expor seus livros no estande da Livraria Saraiva -, o livro mostra que o consumismo não é sustentável e sugere maior cuidado com brinquedos, roupas, objetos pessoais, alimentos e, claro, com a natureza, por meio das ações que fazem parte do nosso dia a dia.

 Onde:  22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Data e Horário:
09 a 19/08, 10h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209. São Paulo/SP
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia) no Anhembi, pelo Ingresso Rápido ou na FNAC Pinheiros.

Transporte: gratuito, todos os dias, a partir de duas estações de metrô: Barra Funda e Tietê.

About the author

Mariana Ferreira Gonçalves Redatora. Para visualizar meu curriculum, clique aqui.

Deixe seu comentário