Tubo de pasta de dentes vira matéria-prima

Fernanda Sophia 17 de maio de 2013 2

lixeiras ecologicas

Escovar os dentes é um habito muito importante e essencial a saúde. Depois de vazio, o tubo da pasta de dente é, geralmente, jogado fora. Mais existem outras possibilidades para o descarte desse resíduo.

Por meio da parceria da Unilever e Pão de Açúcar, as bisnagas vêm sendo coletadas em todas as estações de reciclagem da rede de supermercados e devem ser destinadas à categoria plásticos.

De posse das embalagens as empresas Ibicunha, de Marialva (PR), e Reciplac, de Limeira (SP), fazem telhas e placas com as bisnagas, e a Móveis Monte Mor, de Monte Mor (SP), usa essas placas e telhas recicladas para confeccionar móveis e outros objetos, como forrações, porta-retratos, portas-lápis, jogos, quebra-cabeças e até lixeiras.

O tubo da pasta de dente é feito com 75% de plástico e 25% de alumínio.

Mais uma vez boas ideias ajudam a desenvolver uma relação mais saudável com o meio. Agora o tubo deixa de ser mais um lixo que produzimos e passa a ser usado para se confeccionar inclusive a lixeira do banheiro!

Esse trabalho representa um incentivo ao mercado de reciclagem, coopera para a geração de postos de trabalho, aumenta a vida útil dos aterros e economiza os recursos naturais.

As crianças de uma escola de pernambuco estão sentadas em cima de centenas de tubos de pasta de dente. As carteiras ecológicas foram fabricadas com o material reciclável, que ia direto para a lixeira. É confortável e é importante, disse o aluno Rodrigo, de 10 anos.

A diretora da escola, Jacineide Carlos, diz que as novas carteiras são mais resistentes do que as de madeira.“Minha pretensão é mudar em todas as salas e fazer todas com esse tipo de material reciclável”, conta Jacineide.

Em São Paulo um trabalho de conscientização vem sendo desenvolvido em universidades por meio de palestras sobre sustentabilidade, assim como em todas as unidades da Unilever e para os fornecedores. O projeto conta com o apoio da Cempre, Compromisso Empresarial para reciclagem, que é o centro de referência de reciclagem no Brasil. A Unilever também divulga esse projeto em seu site www.unilever.com.br e em eventos e exposições, como Recicle Show e Expo Fome Zero.

About the author

Fernanda Sophia para visualizar o curriculum clique aqui: http://sosplaneta.com.br/curriculum/

2 Comentários »

  1. Sonia 11 de junho de 2018 às 9:53 - Reply

    Bom dia! Gostaria do telefone de quem faz essas lixeiras

  2. Sonia 11 de junho de 2018 às 9:55 - Reply

    Bom dia gostaria do telefone das lixeiras reciclaveis

Deixe seu comentário