A primeira usina de lixo do Brasil

Fernanda Sophia 14 de novembro de 2012 0

 

 

Na Cidade de Unaí em Minas Gerais, tem uma usina que transforma lixo em carvão e gera energia. Antes do lixo virar energia ele é transformado em carvão vegetal.

Todo processo começa nas ruas de Unaí, parte dos resíduos sólidos coletados são levados no caminhão até a usina, o lixo é despejado num silo, (tanque de abastecimento da matéria prima) do jeito que foi retirado pelos catadores, em seguida transportado em uma esteira até o alto-forno onde é carbonizado a uma temperatura que pode chegar a 800C, tudo é mecanizado sem contato manual. O lixo não entra em contato com o fogo, fica isolado em um tanque de aço. Um destilador acoplado ao forno dá forma líquida ao gás que sai do lixo carbonizado. Do liquido, é possível extrair: óleo vegetal, alcatrão, (combustível biodiesel e pinche para estrada), lignina, (produto para desinfetante) e água ácida não poluente.

Todas essas substância podem ser aproveitadas pelo mercado, desde a indústria química à de cosméticos. O óleo vegetal, uma vez limpo, mais 10% de álcool, já é o biodiesel, que pode ser utilizado em automóveis.

Os resíduos de origem animal e vegetal são desidratados e depois se desintegram para formar uma massa de carvão, essa é compactada em toras, que servem de combustível para o próprio forno. O que não vira um novo produto dentro da usina, pode virar fora dela. É o caso de produtos de origem mineral. Objetos de vidro, ferro, lata, alumínio saem limpos e sem os rótulos de origem. Prontos para serem transformados em novos bens de consumo.

Segundo José de Moura Filho, da MR Consultoria, se coleta na usina de Unaí cinco toneladas de lixo que vai ser carbonizadas em seguida transformadas em três toneladas de carvão, que vai gerar 7,5 Mwatts/ por hora de energia. Daria para levar luz para até 10 mil famílias

Segue vídeo da usina de Unaí, que transforma lixo em carvão

www.youtube.com/watch?v=EVMLRP4_UNE

 

Colaboração de José de Moura Filho, da empresa MR Consultoria

www.mrconsultorialtda.com.br

 

 

 


 

 


About the author

Fernanda Sophia para visualizar o curriculum clique aqui: https://sosplaneta.com.br/curriculum/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *