Academia utiliza corpo humano para gerar energia

Mariana Ferreira Gonçalves 18 de julho de 2012 1

Frequentar uma academia sempre foi sinônimo de queimar calorias e consumir muita, muita energia elétrica. Seja nos aparelhos ligados na tomada, nas luzes fortes ou no som sempre alto, o consumo é realmente alto, mas já existe uma alternativa no mínimo curiosa. Uma academia em San Diego, na Califórnia, resolveu reaproveitar a energia consumida pelos seus usuários, transformando-a em energia elétrica.

O sistema é simples: a Greenasium  utiliza uma bicicleta especial chamada visCycle, que utiliza o movimento dos usuários para gerar eletricidade. A tecnologia plugOutt faz com que a bicicleta funcione assim: é só conectá-la na tomada e pedalar. De acordo com o fabricante, pedalar durante meia hora pode gerar entre 50 e 150 watts, dependendo da condição física da pessoa, o que é suficiente para carregar 10 smartphones e 5 notebooks. A visCycle está disponível no site da Resource Fitness por U$ 1199.

A energia produzida por um equipamento é o suficiente para compensar a energia gasta pelos ventiladores utilizados para resfriar o ambiente – o estabelecimento não dispõe de um sistema de ar condicionado. Quando mais de uma pessoa usa um visCycle, a energia gerada compensa a música, os computadores e as luzes da academia. Quando a energia é gerada em excesso, é aproveitada pela comunidade. De acordo com Byron Spratt, o co-proprietário e gerente de negócios da Greenasium, a ideia surgiu a partir da observação de outras academias. “Você começa a pensar que todas as pessoas que frequentam a academia estão queimando energia dupla – a sua própria energia e energia elétrica”.

Outras iniciativas também tornam a Greenasium uma academia eco-friendly. O local aproveita a luz natural de modo que as luzes são acesas somente à noite, o chuveiro possui baixo fluxo de água, os sanitários possuem duas opções de descarga, o chão é feito de pneus reciclados, o piso foi reaproveitado nas molduras dos espelhos e porta-chaves, além da academia patrocinar iniciativas para reciclar lixo, entre outras ações. A academia verde já ganhou vários prêmios e é sucesso entre os americanos da Califórnia, conhecidos por buscarem alternativas mais sustentáveis de vida.

 

About the author

Mariana Ferreira Gonçalves Redatora. Para visualizar meu curriculum, clique aqui.

Um Comentário »

  1. sylvia maura 20 de julho de 2012 às 16:28 - Reply

    As academias daqui deviam seguir essa linha ; as escolas , escritórios etc…tb!!!
    Parabens pela matéria ! Onde vcs conseguem estas noticias???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *