Ilha paradisíaca será 100% abastecida com energia renovável neste ano

Mariana Ferreira Gonçalves 31 de julho de 2012 1

Até o final de 2012, Tokelau, um pequeno arquipélago localizado entre a Nova Zelândia e o Hawai, será totalmente abastecido por energia solar. A ilha de águas cristalinas e areia branca possui área de apenas 10 quilômetros quadrados e uma população de 1.400 pessoas, mas apesar disso gasta cerca de 800 mil dólares por ano com a importação de combustíveis fósseis para a geração de energia.  Porém, este cenário está prestes a mudar.

A partir de setembro, entram em cena cerca de 4.000 painéis solares que serão instalados ao redor das 3 ilhas que compõem Tokleau, que se tornará um dos maiores sistemas de energia solar do mundo. Durante o inverno, os mesmos geradores de energia abastecidos durante o ano pelo sol vão funcionar com óleo de côco, produto local e abundante. Este sistema híbrido vai proporcionar aos habitantes da ilha autosuficiência energetica e também novas oportunidades de emprego.

Graças à parcerias como a ONU e empresas privadas, como a neozelandesa PowerSmart Solar, responsável pela instalação do projeto, Tokelau vai ser a primeiro país em desenvolvimento a obter energia 100% renovável no mundo. Até o final do ano, quando estiver funcionando em sua capacidade máxima, o sistema híbrido vai evitar a queima de 200 mil litros de diesel por dia,e impedir emissões anuais de 2 mil toneladas de CO2.

About the author

Mariana Ferreira Gonçalves Redatora. Para visualizar meu curriculum, clique aqui.

Um Comentário »

  1. Andre 31 de julho de 2012 às 12:01 - Reply

    Uau, belo exemplo de beleza e sustentabilidade!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *