Metade dos brasileiros não economiza água, aponta pesquisa

Mariana Ferreira Gonçalves 28 de junho de 2012 0

De acordo com pesquisa encomendada ao Ibope pela ONG WWF-Brasil , o brasileiro desperdiça água, mesmo sabendo como economizar este recurso natural. Os dados apontam que 48% da população admite gastar água em suas casas com pouco controle e 30% demoram mais de dez minutos no banho. Apesar de a indústria ser frequentemente apontada como a vilã do desperdício, a produção agrícola é listada como responsável por 70% do gasto de água no país e pelo maior desperdício desse recurso.

O levantamento foi feito com 2.002 pessoas em 26 estados e apontou que, apesar de a indústria ser vista como a maior poluidora por 77% da população, a poluição das águas por uso doméstico muitas vezes supera a poluição industrial nas grandes cidades. A pesquisa mostrou ainda que apenas 1% dos entrevistados reconhece que o desmatamento é uma das causas do agravamento do problema de água no Brasil.

O Brasil possui uma das maiores reservas hídricas do mundo, concentrando cerca de 15% da água doce superficial disponível no planeta, mas  45% da população não tem acesso aos serviços de água tratada

De acordo com Maria Cecília Wey de Brito, da WWF-Brasil, o tema ainda precisa precisa ser melhor compreendido pelo cidadão brasileiro, que ainda tem uma visão sobre a água  limitada, assim como a percepção dos seus problemas. O levantamento faz parte do “Programa Água para a Vida”, parceria entre a WWF e o banco inglês HSBC, e mostra que houve melhora da consciência nacional em relação a importância dos recursos hídricos, em relação aos últimos cinco anos, quando foi feito o primeiro estudo.

About the author

Mariana Ferreira Gonçalves Redatora. Para visualizar meu curriculum, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *