2023 provavelmente será o ano mais quente já registrado; e um aumento adicional é esperado com El Niño
2023 está ‘quase certo de ser o ano mais quente já registrado’ depois que outubro quebrou recordes de temperaturas altas, enquanto o mercúrio continuará subindo à medida que o efeito de aquecimento de El Niño persistir até o próximo ano.
Essa é a mensagem da Organização Meteorológica Mundial da ONU (OMM), que disse na quarta-feira que, para o ano calendário até o momento, a temperatura média global é a mais alta já registrada, 1,43 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, e o gelo marinho na Antártica permanece em níveis recordes, muito baixos.
A OMM espera que o padrão climático de aquecimento de El Niño dure pelo menos até abril de 2024, contribuindo para um aumento adicional nas temperaturas.
O chefe da OMM, Petteri Taalas, disse que, como os impactos de El Niño na temperatura global geralmente se manifestam no ano seguinte ao seu desenvolvimento, o próximo ano ‘pode ser ainda mais quente’.
Enquanto El Niño ocorre naturalmente, ele acontece no contexto das mudanças climáticas impulsionadas por ‘concentrações crescentes de gases de efeito estufa que retêm calor devido a atividades humanas’, enfatizou o Prof. Taalas.
Ele alertou que eventos climáticos extremos, como ondas de calor, secas, incêndios florestais, chuvas intensas e inundações serão piores em algumas regiões.
‘É por isso que a OMM está comprometida com a iniciativa de Alertas Precoces para Todos, para salvar vidas e minimizar perdas econômicas’, acrescentou ele.
O El Niño é criado por águas quentes que vêm à superfície e são então liberadas como calor extra na atmosfera.
Desde maio deste ano, as anomalias médias mensais da temperatura da superfície do mar no Pacífico equatorial central-leste aqueceram significativamente, subindo de cerca de 0,5 °C acima da média para cerca de 1,5 °C acima da média em setembro, disse a OMM.
José Manoel Ferreira Gonçalves
Pós-doutor em sustentabilidade, Advogado e Jornalista especializado em meio ambiente
Novembro de 2023
Leave a Reply