Nova Lei de Ciclismo

Nova Lei de Ciclismo: Transformação Urbana e Participação Popular

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Nova Lei de Ciclismo. A recente sanção da Lei nº 14.729 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva marca um passo significativo no incentivo ao ciclismo nas cidades brasileiras. Essa legislação inovadora não apenas promove o ciclismo como um meio de transporte viável, mas também amplia a participação popular nos processos de implantação de infraestruturas cicloviárias.

Ampliação do Perímetro Urbano e Planejamento Municipal

Importante salientar, a Nova Lei de Ciclismo exige que os municípios que buscam expandir seu perímetro urbano adotem um planejamento integrado, contemplando o uso de veículos não motorizados, como bicicletas. Isso demonstra uma mudança de paradigma em termos de mobilidade urbana e planejamento de cidades.

Reforço ao Programa Bicicleta Brasil (PBB)

A nova redação da Lei nº 13.724/2018, que instituiu o PBB, reforça a importância do ciclismo. A inclusão da sociedade civil no planejamento e fiscalização dessas ações reflete um compromisso com a transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.

Detalhes Técnicos e Audiências Públicas

A Nova Lei de Ciclismo estabelece que o processo de planejamento para implantação de ciclovias deve incluir audiências públicas para discutir aspectos técnicos do projeto. Isso garante um diálogo aberto e construtivo entre governo e cidadãos, contribuindo para projetos mais eficazes e alinhados com as necessidades da população.

Requisitos para Expansão Urbana

Com as novas diretrizes, municípios que desejam expandir seus limites urbanos agora devem incorporar planejamento de transporte urbano integrado, incluindo opções não motorizadas. Essa abordagem holística pode resultar em cidades mais sustentáveis e amigáveis para ciclistas, prevê a Nova Lei de Ciclismo.

Implementação e Impacto Futuro

As alterações propostas pela Lei nº 14.729 entrarão em vigor 180 dias após sua publicação, abrindo caminho para uma nova era de mobilidade urbana no Brasil. A expectativa é que essa lei resulte em cidades mais inclusivas, saudáveis e sustentáveis.


Por José Manoel Ferreira Gonçalves
Especialista em Mobilidade Urbana e Planejamento de Cidades

https://www.linkedin.com/in/jose-manoel-ferreira-gonçalves/



As informações apresentadas neste artigo foram obtidas através da Agência de Notícias.



Veja também:

https://sosplaneta.com.br/incentivos-para-bicicletas-eletricas/

https://sosplaneta.com.br/cicloturismo/

https://www.portaldotransito.com.br/noticias/mobilidade-e-tecnologia/mobilidade-urbana/presidente-sanciona-lei-que-incentiva-o-ciclismo-nas-cidades/



Meta Description: “Nova Lei de Ciclismo no Brasil promove participação popular e planejamento urbano integrado para incentivar o uso de bicicletas nas cidades.”

Tags: Lei de Ciclismo, Mobilidade Urbana, Planejamento de Cidades, Participação Popular, Infraestrutura Cicloviária

Frase de Foco: “Lei de Ciclismo incentiva uso de bicicletas”

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