Por uma estatal para as ferrovias

Por uma estatal para as ferrovias

1 11

Infraestrutura Ferroviária no Brasil: Um Panorama Crítico

Enquanto nações como Estados Unidos e China veem suas ferrovias como pilares de integração nacional, o Brasil se destaca pela ausência de um sistema eficaz para transporte de passageiros em longas distâncias. Estamos décadas atrás dessas potências, uma lacuna que não pode ser preenchida apenas com investimento financeiro.

Diálogo e Planejamento: Ingredientes Essenciais

Para uma retomada ferroviária eficaz, é crucial que haja diálogo aberto entre governo e mercado. Um planejamento estratégico bem elaborado precisa ser desenvolvido para beneficiar tanto o transporte de cargas quanto de passageiros. Além disso, a sociedade civil deve ser envolvida, pois o potencial do setor vai além da mera locomoção; ele tem a capacidade de transformar realidades locais, gerando emprego e renda.

A Importância do Debate Qualificado

O escopo da discussão deve ser ampliado para incluir não apenas aspectos técnicos, mas também o entendimento da essencialidade do serviço ferroviário para a cidadania. Experiências internacionais bem-sucedidas mostram que a presença do Estado, através de investimentos e regulamentações, é fundamental para o crescimento sustentável do setor.

O Status Quo Brasileiro: Um Cenário Desolador

A situação atual no Brasil é alarmante. Com apenas 21 mil km de estradas de ferro, estamos bem atrás de países como Argentina e França. Mais preocupante ainda é a distribuição de cargas: 70% do transporte é de minérios, o que não apenas limita o desenvolvimento econômico diversificado, mas também agrava o impacto ambiental, contrariando tendências globais de sustentabilidade.

A Necessidade de Diversificação e Inovação

As grandes companhias que controlam as ferrovias brasileiras são focadas principalmente no escoamento de minérios e grãos. Se quisermos um sistema de transporte de carga e passageiros eficaz, é preciso diversificar os players do mercado. Em países como os Estados Unidos, por exemplo, o Estado desempenha um papel ativo para assegurar que as operações ferroviárias sejam expandidas e bem-sucedidas.

Modelos Internacionais: Fontes de Inspiração

Nações como o Japão já consolidaram modelos de intervenção estatal no transporte ferroviário que podem servir de referência. A criação de uma entidade estatal dedicada pode ser o primeiro passo para uma reestruturação abrangente e bem-sucedida do setor no Brasil.

José Manoel Ferreira Gonçalves

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

Sua inscrição foi realizada com sucesso!